I - Anéis de Moebius
Este exercício consiste na criação de dois anéis de moebius entrelaçados um no outro (fazem uma rotação de 360 º sobre o seu eixo) e por conseguinte a sua animação.
Para definir a forma dos anéis utiliza-se os comandos circle, line (a partir da linha desenha-se o círculo que tem que ser maior que esta) e loft, a torção destes é feita através do compound objects - twist (colocação do último ponto do gráfico com 360º).
Anel sem torção.
Anel com torção.
Utilização do ícone com um bule para trabalhar os renders.
Colocação de uma câmara e marcação da trajectória para a mesma. Definimos o posicionamento da câmera indo ao menu vertical no separador cameras e seleccionando target, ou usando o atalho c no teclado. Neste caso optámos por um percurso da câmara em circunferência, de modo a visualizar os dois anéis e a sua relação (menu cameras, opção convert from, seleccionar o círculo).
A linha de trajectória pode ser facilmente alterada (separados sub-pbject), criando variações no percurso da câmara, criando a possibilidade de nos aproximarmos mais do objecto ou de nos afastarmos, ...as possibilidades são imensas.
Animação dos anéis de moebius.
Ao pressionar no botão "play" conseguimos visualizar a animação. No menu render, render output gravámos a animação no formato avi.
II - Momento de abrir e fechar a porta
Para a realização do segundo exercício foi necessário importar um ficheiro em AutoCad para o 3D Studio Max, nomeadamente o Belveder II. Neste caso foi criada uma porta com um eixo de modo a permitir a sua rotação, simulando o movimento de abrir e fechar. Foi colocada também uma câmera de modo a proceder à sua animação.

A realização da animação da maqueta digital terá que ser iniciada com o mesmo processo deste exercício - importação de um ficheiro existente (ficheiro em AutoCad da maqueta).
Animação final.

Sem comentários:
Enviar um comentário